logo RCN

Polícia Militar lança Operação Alegria para segurança no Carnaval de Santa Catarina

  • Foto: Ricardo Trida / SECOM -

Polícia Militar intensifica ações de policiamento ostensivo para proteger moradores, turistas e coibir irregularidades durante o período festivo

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) anunciou o início da Operação Alegria 2024, que será realizada até o dia 14 de fevereiro em todo o território catarinense. O objetivo principal é garantir a segurança do público que participa dos eventos típicos do período carnavalesco, bem como dos cidadãos que visitam o estado, sejam residentes ou apenas transitando pelas vias públicas.

Com a expectativa de um aumento significativo no fluxo de turistas, especialmente por meio do transporte rodoviário, a PMSC está preparada para lidar com um acréscimo de cerca de 50% no volume médio diário de veículos circulando pelas rodovias estaduais. Além disso, há uma preocupação especial com os acidentes de trânsito, cujas principais causas são a imprudência e a condução sob efeito de álcool, comportamentos frequentemente observados durante os festejos carnavalescos.

Para assegurar a eficácia da operação, a PMSC disponibilizará um efetivo operacional nas ruas, pronto para atender aos chamados pelo número de emergência 190 e pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para dispositivos Android e IOS. Os moradores e turistas podem preencher um cadastro e indicar o local onde necessitam da presença policial. Além disso, as orientações podem ser encontradas no site da PMSC ou nas redes sociais @pmscoficial.

Entre as ações principais da operação estão a coibição do porte ilegal de armas de fogo, a repressão ao tráfico e consumo de drogas, a fiscalização da venda de bebidas alcoólicas em desacordo com a legislação e a identificação e punição de condutores sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas.


Dicas de segurança para os dias de Carnaval

PMSC Cidadão e Celular

O primeiro quesito de segurança começa antes de ir para as festas de carnaval. O cidadão pode baixar no telefone celular o aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS. Com ele, terá mais uma ferramenta para acionar a Polícia Militar. O App pode gerar uma ocorrência diretamente com a Central de Emergência da PMSC. Seja morador de Santa Catarina ou turista, basta preencher um cadastro e você poderá indicar exatamente o local onde precisa da Polícia Militar.

Já que falamos de telefone celular, este é o principal objeto furtado e roubado nesse período, principalmente em grandes aglomerações. Assim, ao transportar seu telefone, evite deixá-lo à vista de criminosos. No bolso de trás da calça, na bolsa aberta ou em cima da mesa do bar são pontos vulneráveis. O que o ladrão não vê, não pode querer.

Caso tenha o aparelho furtado, não se esqueça de registrar imediatamente a ocorrência. Após isso, você pode tentar localizar o aparelho de acordo com o sistema operacional. Quem utiliza o sistema da Google, por exemplo, pode acessar o “Encontre meu Dispositivo” e ver a localização exata do aparelho.

Recentemente o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro BR, que permite aos cidadãos comunicar de forma eficiente e ágil as ocorrências de roubos e furtos de celulares, contribuindo para a redução desses crimes no Brasil e aprimorando a segurança da população. Disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android.

Anote seu IMEI

Se não conseguir reaver o telefone, bloqueie o IMEI do celular. Para isso, é necessário ter o número do IMEI. Para ter acesso, digite *#06# no telefone e grave em um lugar seguro em casa. Após, entre em contato com a sua operadora e forneça o IMEI e número do boletim de ocorrência. Dessa forma, o telefone será bloqueado e não poderá mais ser utilizado.

O que levar

Outra dica importante é sair de casa com o mínimo de dinheiro ou cartões. Leve a carteira de motorista, ou RG, e evite documentos que não irá utilizar, como CPF e título de eleitor. Em caso de perda da carteira, você evita de refazer a 2ª via de diversos documentos. Em caso de furto, estelionatários podem usar seus registros para aplicar golpes.

Crianças

Para quem vai pular o Carnaval acompanhado dos pequenos, não esqueça de colocar uma identificação nas crianças. Pode ser um adesivo no peito ou uma pulseira contendo o nome do responsável e um telefone para contato.

Ingressos

Outra situação que também causa transtornos é a venda de ingressos falsos, principalmente em cidades com desfiles ou grandes eventos particulares. Compre-os sempre nos locais oficiais e evite comprá-los de “cambistas”.

Importunação sexual

Um recado especial para as mulheres. Carnaval é uma época de alegria e paqueras, mas o respeito deve sempre prevalecer. Se alguém lhe importunar, seja segurando no braço seja tentando forçar uma situação que você não quer, acione imediatamente a Polícia Militar. Importunação sexual é crime, com pena de 1 a 5 anos de reclusão.

Bebidas e direção

O deslocamento de ida e volta das festas também é um fator delicado de segurança. O clássico “se beber não dirija” nunca sai de moda! Além do táxi, algumas cidades dispõem também de aplicativos de transporte. A PMSC irá reforçar as operações Lei Seca no período para garantir a segurança das vias.

Por fim, como esse é um período de festa e descontração, muitas pessoas irão para os mesmos lugares, o que gera trânsito, demora no deslocamento e lentidão nas vias. Então, seja paciente, prudente e respeite as regras de trânsito. Não estacione em locais proibidos e não bloqueie o trânsito para aquela “paradinha rápida”. E também não fure filas. Desta forma, a PMSC pede aos foliões educação e o respeito. Eles ainda são os melhores companheiros da diversão.

Câmeras de monitoramento de Joinville são cruciais na resolução de crimes Anterior

Câmeras de monitoramento de Joinville são cruciais na resolução de crimes

Governo do Estado testa internet via satélite em ambulância do SAMU Próximo

Governo do Estado testa internet via satélite em ambulância do SAMU

Deixe seu comentário